domingo, 1 de novembro de 2009

Vai-se andando ...

Numa tarde de Domingo, nada como ir ao teatro assistir a uma boa comédia, com este grande actor, que é nada mais, nada menos, que José Pedro Gomes.
O mote para esta peça, encenada por António Feio... é "retratar" o nosso belo Portugal e nós mesmos.
Um brilhante monólogo, onde se fala dos defeitos dos Portugueses. Coisas como uma ida ao Hipermercado, os Descobrimentos, até a Meteorologia, serve de pretexto para perceber o quão castiços e únicos nós, Portugueses, somos.
José Pedro Gomes, contracena com um grande Galo de Barcelos, e atrás de si, tem também um grande ecrã, onde vão passando imagens que ilustram as diferentes situações que ele vai relatando.
É curioso ver, como é fácil identificarmo-nos com algumas das situações. Eu, por exemplo, fui às lágrimas, quando se falou da Meteorologia. É verdade, no meu emprego, todos os dias falamos do tempo, ou porque está a chover, ou porque está calor...existe sempre um motivo para falar do tempo e analisando bem a situação, na realidade nunca estamos satisfeitos com o tempo que faz. A chuva é mesmo um drama, gera-se quase o pânico, quando chove. Os Portugueses mudam a sua vida quando chove. Eu própria, já estou em stress, pois já vi que está a chover muito e amanhã tenho que atravessar a Ponte 25 de Abril ... ou seja, 2ª feira, chuva, todo o mundo leva carro. Carro, é sinal de confusão, trânsito, acidentes, filas... Bom, é melhor não pensar muito e tentar rir de mim mesma.
"Vai-se Andando", pretende que nós riamos de nós mesmos e quiçá, nos esforcemos por alterar algumas dessas coisas.
Se puderem, passem pelo Casino de Lisboa e assistam a esta brilhante peça e a esta brilhante actuação. Nota máxima.

3 comentários:

  1. Dava jeito se ele se chegasse cá mais perto :-)

    ResponderEliminar
  2. Anuska - Não sei se tens facebook, mas se tiveres e fores fã do Antonio Feio (é o encenador), sempre lhe podes sugerir, porque não um espectáculo na tua zona? Nunca se sabe se as nossas "preces" são ouvidas.
    Quando foi "A Verdadeira Treta", também passaram aqui no Seixal. É como te digo, nunca se sabe.

    ResponderEliminar
  3. Eles já cá estiveram com outro espectáculo :-)

    ResponderEliminar